top of page

Sobre o projeto

A cúpula NOX MINIMA é parte do projeto de extensão: "Tapirapé: planetário 3D em papel", da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN. O projeto tem como um de seus principais objetivos colocar os jovens em contato com a observação do céu, oferecendo oficinas em escolas. Nossa expectativa é que esta página permita que essas experiências sejam multiplicadas pelo país afora.  

O nome NOX MINIMA usa duas palavras do latim que, juntas, significam algo como "a menor das noites". A sensação de segurar esta cúpula é a de que estamos com uma miniatura do céu noturno nas mãos. Então, monte calmamente a sua cúpula e perceba o encanto da forma esférica, adornada com a beleza das estrelas e as linhas das constelações.

Tapirapé é o nome tupi para a Via Láctea e significa "Caminho da Anta". É também o nome de um grupo indígena de língua tupi-guarani que habita o centro do Brasil. O céu do hemisfério Sul é cheio de lendas. Você pode gerar a cúpula com as figuras ocidentais tradicionais ou com figuras indígenas da Anta, da Ema e do Homem Velho. 

Este projeto é
 uma contribuição da Universidade Pública aos amantes da observação do céu, professores e estudantes. Vamos deixar o celular de lado e conhecer as estrelas.

Fique à vontade para deixar o seu comentário.

Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page